Quem tem pisca-pisca em casa sabe da dificuldade de achar a lâmpada queimada, ainda mais que hoje em dia é fácil achar conjuntos de 200 lâmpadas ou mais.
A dica de olhar a lâmpada contra a luz é falha, pois o filamento é muito pequeno e engana a vista.
Devido a isso aqui vai um equipamento de fácil confecção e muito útil, os componentes geralmente são achados em sucatas de equipamentos antigos, mas antes vamos entender um pouco mais o funcionamento:
Como Funciona?
Por mais moderno e diferente que seja a sequência de luzes o pisca-pisca terá a alimentação das lâmpadas em série ou em paralelo.
Em série as lâmpadas serão ligadas umas nas outras, apesar de ser a mais simples tem a grande desvantagem que se caso uma lâmpada queimar as outras apagam, pois o circuito foi aberto:
O circuito paralelo já possui a vantagem de aceitar a queima de uma lâmpada sem que as outras apaguem, mas caso sejam muitas queimadas a tensão aumenta diminuindo a vida útil das restantes:
Com o circuito abaixo o teste será efetuado com o pisca-pisca desligado assim não há risco de queimar lâmpadas por sobrecarga.
Material
Um pregador de roupa:
Um transformador com primário 110 v ou 220v (conforme a sua voltagem) e secundário de até 5 v + 0 v, não há necessidade de ser um de grandes dimensões e pode ser usado até transformadores de fontes importadas do Paraguai:
O transformador usado é 9 v + 0 v, mas mudei a chave de voltagem para 220 v o que fez cair a tensão do secundário para 4,5 v:
Utilizaremos somente o transformador sem nenhum tipo de retificação ou filtragem, ele será somente utilizado para rebaixar a voltagem de 110 v para +/- 5 v AC ( 220 v para +/- 5 v), a lâmpada usa corrente alternada. Um valor maior que 5 v AC pode queimar a lâmpada.
Um porta fusível:
Um pedaço de fio cabinho ou paralelo:
E as ferramentas:
Ferro de soldar e estanho,
Chave de Fenda,
Alicate de Corte e Universal,
Fita isolante,
Multímetro.
Montagem
Desmonte o pregador de roupa:
Desencape o fio:
Enrole um pedaço no pregador para formar um contato:
Aperte bem com o alicate universal e corte o excesso:
Esquente bem o ferro de solda e passe estanho derretido em todo o fio:
Veja que não ficou nenhum ressalto entre as duas partes do pregador, ficando com um fechamento perfeito:
Agora providenciaremos uma trava para impedir um curto-circuito, usaremos um parafuso pequeno que ficará na parte interna e que servirá como trava impedindo assim do pregador fechar totalmente:
Ligaremos o pregador nos terminais do secundário do transformador:
Note que o parafuso impede o fechamento total do pregador, coloque o porta fusível com um fusível de 0,35 A e reveja o projeto. Relembrando que não há necessidade de retificação ou filtragem neste circuito.
Teste antes do uso:
Estando tudo OK, isole todos os pontos descobertos com fita isolante e está pronto para o uso, ligue o pisca-pisca e marque as lâmpadas que não acendem:
Desligue o pisca-pisca da tomada e ligue nosso teste e retire todas as lâmpadas marcadas, jamais teste a lâmpada sem o suporte de plástico, pois o risco de curto é alto os terminais desta não possuem rigidez:
Somente teste com o suporte de plástico:
Caso esteja boa ela acenderá:
Na troca procure sempre lâmpadas do mesmo tipo, existem diferenças entre conjuntos. Lâmpadas de conjunto menores (10, 50, etc.) possuem uma voltagem mais alta que lâmpadas de conjuntos grandes (150, 200, etc.), assim caso você troque uma lâmpada e ao ligar ela queime significa que ela é de um conjunto grande e seu conjunto é pequeno. Aqui eu adquiri um pisca-pisca pequeno somente para ter lâmpadas reservas.
Caso após o teste não ache nenhuma lâmpada queimada, verifique se os encaixes não estão oxidados ou frouxos.
Apesar de serem baratos os conjuntos de pisca-pisca com cuidado eles duram muito, um exemplo é este que aparece na foto acima já está com 12 anos de uso, infelizmente como ele é para ornamentação externa o sol e a chuva estão atacando o plástico, mas fora isso seu funcionamento é perfeito.
Dúvidas ou sugestões: [email protected]