Hoje em dia estamos vivendo uma era digital e o que não faltam é equipamentos eletrônicos.

Mas nem sempre foi assim, por exemplo a 16 anos atrás muitos dos equipamentos de reparação eram fabricados pelos próprios técnicos e após o término do curso de Rádio e Tv os equipamentos fundamentais eram:

Multímetro analógico

Livro de equivalência de transistores e válvulas

Com isso já se ganhava a vida com a reparação.

Os equipamentos indispensáveis hoje em dia como o Osciloscópio, Gerador de Funções, Capacimetro eram perfeitamente dispensáveis pois os projetos naquela época eram simples e estes equipamentos extremamente caros.

Como faço parte da época que fazíamos muitas de nossas ferramentas este quadro surgiu da necessidade de tê-las todas em um só lugar.

Conforme prometido ao amigo Willian segue as fotos de um quadro que construí, simples mas funcional ele foi criado como forma de juntar equipamentos necessários a reparação em um único gabinete e na maioria das vezes utilizei sucatas de aparelhos antigos, ou peças baratas.

Na foto do quadro abaixo é só clicar em cima e terá mais informações, por exemplo clique em cima de uma lâmpada:

A esquerda 5 lâmpadas incandescente em série que juntas perfazem 535 watts com seus respectivos interruptores sendo que o ultimo faz uma ligação direta com a energia não passando pelas lâmpadas.

A segunda tomada é uma meia temperatura para ferro de solda, coloquei dois interruptores: on/off e high/low temperatura.

Acima o injetor e seguidor de sinais.

Ao lado o interruptor e fusível de AC na garra jacaré, usei a mesma garra para o alto falante.

Acima a fonte DC regulada: 5v, 9v, 12v e sem regulação +/-22v

Vista por trás da caixa:

 

Ela ficava presa na parede por dois suportes de cortina:

Este quadro eu criei de forma a poder atender aos clientes em casa, tipo uma maleta.

Mas pode ser feito de inúmeras maneiras dependendo somente da criatividade de cada um.

Uma versão dele seria embutido em uma prateleira em vez da minha em formato de quadro:

As lâmpadas poderiam ficar por dentro ficando assim mais protegidas contra choques e o quadro servindo de suporte aos instrumentos de bancada: Osciloscópio, Multímetro, etc.

Esta seria a minha versão fixa do quadro, mas como parei de trabalhar com eletrônica ela não saiu do papel, restando somente o quadro.