Problemas com drivers a dica é sempre reinstalar e atualizar correto?
Nem sempre, o que ocorre muitas vezes é que os drivers mais recentes entram em conflito com os antigos ou pode ocorrer um corrompimento de drivers ao qual ele funciona mais com erros, na maioria dos casos erros bobos como riscas no canto da tela, falha em resoluções, travamentos, etc.
Estes erros nos enganam, pois muitos acham que problemas nos drivers devem dar tela azul ou travamento completo. E há casos que condenamos uma fonte pensando que o problema seja nela!
Passei por isto a pouco, mas como trabalho com manutenção possuo ferramentas e peças para teste de hardware e após desistalar e reinstalar um driver várias vezes e sempre o problema persistindo resolvi testar a fonte, peguei uma reconhecidamente boa e o erro persistia.
Sempre que posso procedo a todos os testes possíveis, pois é humilhante condenar uma peça de hardware e depois outro técnico descobrir que ela estava boa e o defeito era em outro lugar...
Assim sendo descartando em parte problemas no hardware (o defeito poderia ser na placa de vídeo) este erro só podeia ser no driver. Apesar de tentar gerenciar os drivers o Windows pode ser falho e o que é pior: Atualizações de drivers ou desistalações sempre deixam rastros e estes podem causar corrompimentos ou incompatibilidades. Note que são poucos os drivers que possuem um desistalador e até este poderá deixar arquivos esquecidos.
No registro do Windows podemos usar os Otimizadores de Registro que tem a função de limpar as entradas inválidas, mas no que toca os drivers não há programa específico para este fim.
Pesquisando achei então o Guru3D - Driver Sweeper um software específico para desistalar drivers e no meu caso obtive sucesso, o problema era realmente nos drivers.
Este programa possui algumas limitações em relação aos filtros assim ele só desistala os drivers:
Ageia
ATI
Creative
Microsoft (mouse)
nVídia (chipset e vídeo)
Realtek (áudio)
Para baixar o Guru3D - Driver Sweeper 1.5.5: Clique Aqui
Instalando o Driver Sweeper
Um programa pequeno de apenas 924kb e após a sua instalação 1,37mb. A instalação é fácil e em portugues só comentarei alguns pontos. Aqui um aviso que numa tradução rápida e os pontos mais importante:
Que o uso do programa é por sua conta e risco e que o uso do programa é pessoal e o uso por empresas somente com autorização do autor.
Após a instalação a pasta do Driver Sweep pode ser transferida ou copiada para um pendrive ou cd, pois ele funciona sem adicionar chaves ao registro do Windows.
Aqui a tela inicial:
Ao utilizar o produto a primeira vez convém verificar se há atualizações:
No meu caso a versão está atualizada: