Escolha dos Capacitores

 

Procure escolher sempre os de inscrição: Low E.S.R. apesar de serem mais caros e difíceis de encontrar são os melhores para este trabalho.

Além de respeitar a capacitância e tensão de trabalho devemos observar a temperatura de operação do mesmo, que para fontes chaveadas e placas mãe é de 105º. Cuidado pois é muito comum o vendedor tentar vender capacitores com tensão de trabalho de 85º e não é a mesma coisa.

Procurar aferir a capacitância dos mesmos com um capacimetro (o controle de qualidade dos fabricantes hoje em dia é muito duvidoso), sei que para muitos é difícil, pois trata se de um equipamento caro e somente útil para medidas de capacitância. Existem multímetros com capacimetro, mas geralmente com valores abaixo dos usados na placa mãe. Eu tolero capacitores com capacitância de até 10% a mais ou a menos.

Antes de efetuar o trabalho, certifique-se da possibilidade de adquirir o capacitor do valor desejado nas lojas de componentes eletrônicos e diametro certo. Pois caso compre um com um diametro maior corre o risco dele não caber na placa, principalmente se for ao lado do slot do processador. Tire um ou com auxilio de massa de modelar tire o molde do topo dele.

Ferramentas

 

Aqui temos as ferramentas que vamos usar:

Podemos ver que estamos utilizando ferramental simples e acessível a todos:

Álcool Isopropílico;

Escova de dentes

Estanho (Dê preferência ao tubo, pois a embalagem protege contra sujeiras. E use o estanho fino que é próprio para eletrônica e peças delicadas);

Alicate de Corte;

Ferro de Solda de 30W (De boa procedência)

Uma lupa ou lente de aumento (opcional)

Pulseira Anti-estática

 

Como citado anteriormente este serviço é simples de se fazer, mas o que pode danificar a placa é a falta de cuidado com a E.S.D. (EletroStatic Discharge) ou descarga Eletrostática e com as possíveis fugas de AC do ferro de solda.

Contando com isso nos usaremos dois truques que nos ajudarão a evitar danos ao equipamento.

Todos os que trabalham com informática já ouviram falar da E.S.D. (EletroStatic Discharge) ou descarga Eletrostática e por isso usam a pulseira anti-estática ou a manta:

A mais comum sem dúvida é a pulseira anti estática, pois a manta é bem mais cara e seu uso é mais para profissionais.

Mas de nada adianta a pulseira, manta ou a dica que daremos se você não possuir um terra ou este for ineficiente.

Voltando ao assunto caso não possua a pulseira anti estática a solução é simples:

Pegue um fio paralelo de 1,50 m (paralelo 0,50mm) Separe-os e use um e no final deste solde uma garra jacaré:

No outro desencape uns 10cm do isolante e faça um laço:

Que deverá se ajustar no seu ferro de solda:

Assim teremos uma pulseira anti estática prendendo a garra jacará em um relógio de pulso (pulseira metálica) e um aterramento para o ferro de solda:

Não usa relógio ou a pulseira é de material isolante? Desencape parte da isolação do fio dê uma volta no pulso e prenda a garra jacaré no fio, formando um laço.

Agora juntaremos as pontas referentes a garra e ao ferro de solda e ligaremos ao terra:

Não tente efetuar a troca dos capacitores sem o uso das dicas acima, pois sem essas precauções a chance de danificar a placa são altíssimas.

Use somente ferro de solda de qualidade, pois os encontrados em lojas de R$1,99 possuem uma fuga altíssima chegando em alguns casos a mais de 60v AC. E mesmo aterrados são perigosos.

Caso não possua um Fio Terra para o computador damos uma dica para que você possa efetuar este re-trabalho: Clique Aqui