Cavalo de Troia ao ouvir este nome muitos lembram da história da invasão da cidade de Troia pelos Gregos. Infelizmente hoje em dia é um tipo de ataque cibernético que faz muitos estragos, pois normalmente abre portas para mais de uma infecção. O antivírus sozinho nem sempre é capaz de impedir o acesso deste programa malicioso ou também foi danificado e não detecta esta ameaça.

Neste caso temos um ótimo programa o Malwarebytes: Clique aqui para baixar

Com o Malwarebytes mesmo com o computador infectado nós poderemos instalar, atualizar e fazer uma verificação completa, ele funciona bem até no Modo de Segurança. Como não é antivírus e sim um progrma específico para Malwares não entra em conflito com este e não rouba processamento nem memória Ram, pois não haje em tempo real (na versão gratuita).

Abaixo teremos um passo a passo da instalação e utilização:

Antes de qualquer tipo de varredura é muito importante a atualização do programa, pois se estiver desatualizado as chances de nãe ser eficiente e remover todas as ameaças aumenta, comprometendo a utilização e o sucesso do programa.

Vamos agora proceder a uma verificação completa:

Se o seu computador não estiver infectado aparecerá esta mensagem:

Mas se estiver infectado a mensagem será esta:

Neste ponto é que ocorrem muitos erros por parte dos usuários:

Até aqui o programa achou os arquivos infectados mas não os retirou:

Para retirar as ameaças selecione todos os arquivos identificados e clique em Remover:

Reinicie o computador sempre que solicitado.

 

Conhecendo o Programa

 

Quando usamos a versão gratuita a função Proteção em Tempo Real não estará habilitada é uma pena, pois o programa não impede que o sistema seja infectado somente faz varreduras. Mas quando usamos ele em conjunto com um bom antivírus não chega a ser um contratempo.

Mantenha sempre o Malwarebytes atualizado mesmo que não venha a fazer uma varredura, pois em caso de infecção que destrua a conexão com a internet o programa terá uma base de dados recente e provavelmente eficiente. Preferencialmente faça as varreduras completas depois de atualizar o programa.

Na Quarentena ficam listados os programas que foram retirados do sistema, uma vez aqui eles não podem mais infectar o computador.

Caso após a retirada do arquivo malicioso o computador perca alguma funcionalidade ou fique instável temos a opção de restaurar os itens removidos pelo Malwarebytes:

Teremos o computador infectado mas funcioando e poderemos buscar outra forma de retirar as ameaças.

Na aba logs temos todas as informações de utilizaçã do programa:

A lista de Ignorados serve para evitar mal entendidos, por exemplo: Temos um arquivo que sabemos seguramente não conter vírus, mas o programa insiste em reconhecê-lo como tal.

Para evitar este mal entendido clicaremos em adicionar e apontaremos para o arquivo citado, assim em varreduras posteriores ele será ignorado. Mas lembre-se: Somente faça isso com arquivos reconhecidamentes seguro e jamais com craks, geradores de seriais, etc.

Aqui ficam as configurações e não há necessidade de nenhuma modificação:

Você possui um arquivo que quer deletar e o Windows não permite? Execute o File Assassin e o arquivo será apagado:

Caso queira saber a versão do programa ou fazer uma doação esta é a aba certa:

Espero que com este pequeno passo a passo você consiga utilizar de forma eficiente o Malwarebytes.

Este tutorial foi feito em 06/04/2009 e desde então é uma das páginas mais acessadas neste site ou nos fóruns que ajudo. Claro que é devido a excelência do programa e de seus desenvolvedores que o mantém sempre atualizado, mesmo na versão gratuita que possui limitações ainda é um excelente programa.

O único incoveniente no meu ponto de vista é o tamanho das atualizações que são maores que 5mb, para quem possui banda larga é rápido, mas quem tem conexão discada a atualização é demorada...

Luiz Cláudio

Atualizado em 22/01/2011.